Câncer de testículo

É o principal tipo de câncer entre jovens de 20 a 40 anos. Corresponde a cerca de 5% dos cancêres urológicos e 1 a 2% de todos os tumores.

Os principais fatores de risco são: o histórico familiar, a criptorquidia (testículo que se localiza em lugar diferente da bolsa escrotal), infertilidade, além de tumor contralateral.

Sintomas e diagnóstico

O principal sintoma é a descoberta de nódulo em testículo, geralmente indolor, sendo o diagnóstico realizado através do ultrassom da bolsa escrotal e marcadores tumorais (exame de sangue). O estadiamento é importante e deve ser feito com uso de tomografia de abdome total e tórax. Existem vários tipos histológicos de tumores de testículos, cada qual com suas particularidades.

O tratamento inicial do tumor de testículo consiste da retirada do órgão (orquiectomia), realizada por via inguinal e não através da bolsa escrotal. Em casos selecionados pode ser feito retirada apenas do nódulo, preservando o restante do testículo, principalmente em tumores pequenos e testículo único. O testículo removido é retirado junto com parte do cordão espermático. Pode ser realizado colocação de próstese testicular para fins estéticos após orquiectomia. Outro ponto importante é oferecer criopreservação de espermatozoides para paciente com desejo de ter filhos, pelo risco de infertilidade que o tratamento do tumor proporciona.

Após análise anatomopatológica do órgão, é avaliado a necessidade de realização de quimioterapia adjuvante ou apenas acompanhamento.

Caso apresente fatores de risco para câncer de testículo, realize o auto exame dos testículos regularmente.

Em caso de surgimento de nódulo em testículo, procure seu Urologista para avaliação.