Câncer de rim

Cerca de 300.000 casos são diagnosticados a cada ano, em todo o mundo, segundo o Guideline Europeu, sendo que representa 2 a 3% de todos os tumores malignos.

Ocorre mais frequentemente em países desenvolvidos, sendo mais frequente em homens (3:2) e entre os 50 a 70 anos.

Os principais fatores de risco descritos são: obesidade, hipertensão, história familiar e tabagismo. Outros citados com menor evidência são: uso de anti inflamatórios, doença renal terminal, radioterapia prévia e algumas síndromes familiares.

Diagnóstico

Hoje em dia mais de 60% dos tumores renais são diagnosticados incidentalmente, ou seja, a pessoa realiza um exame de imagem por outro motivo e acaba descobrindo um nódulo ou tumor no rim. A minoria é descoberta através de sintomas, sendo esses descobertos em fase avançada, podendo citar como sintomas a hematúria (sangramento na urina), dor em região lombar, massa palpável no abdome, além de febre, perda de peso, edema de membros inferiores.

O principal exame para diagnosticar e caracterizar o tumor, é a tomografia computadorizada com contraste, podendo em alguns casos, lançar mão da ressonância, para melhor caracterização da lesão e para avaliação de trombos nas principais veias.

Na grande maioria dos casos, a imagem já é o suficiente para chegar ao diagnóstico, sendo indicado a cirurgia para remoção do tumor, sem necessidade de realização de biópsia prévia.

A principal forma de tratamento para o câncer renal localizado, ou seja, sem metástases, é através da cirurgia para remoção do tumor, sendo que o tumor renal não responde bem a quimioterapia. A cirurgia pode ser feita por via aberta (quase não realizada hoje em dia), por videolaparoscopia ou com auxílio do robô, essas ultimas com recuperação mais rápida do paciente, menor tempo de internação. Pode ainda ser feita através da remoção apenas do nódulo/tumor (nefrectomia parcial), ou através da remoção total do rim (nefrectomia total), a depender do tamanho do tumor, da complexidade do tumor, fatores avaliados pelo urologista através dos exames de imagem. No câncer localizado a cirurgia pode trazer a cura na maioria dos casos, sem necessidade de realização de quimioterapia ou radioterapia concomitante.

Se você apresenta nódulo ou cisto no rim, procure o urologista para avaliação.